Projeto Eleições – Passeio (E.F. I)

IMG-9806 (640x480)inf 2 inf 4º

O objetivo principal do “Projeto Eleições-Passeios (E.F.I)”  foi conscientizar os alunos  sobre a importância do voto e da cidadania. As  professoras do 2º ao 5º  ano, inclusive a  profª de Informática, orientaram os alunos sobre as etapas do projeto. Os passeios escolhidos para concorrer às eleições foram:  Planetário, Sabina Escola Parque do Conhecimento, Sítio do Pica Pau Amarelo, Fazenda Mãe Terra e Fazendinha Estação Natureza.

Os alunos do 2º ano (Profª Rosana) foram orientados a pesquisar sobre como eram realizadas as votações antigamente  e como são hoje. Os alunos do 3º ano (Profª Ana M. Zolla) pesquisaram como ocorrem e são  feitas as pesquisas (IBOPE) e  foram nas  salas saber em qual passeio os alunos iriam votar(prévia). Os alunos do 4º ano (Profª Ana M. Diamantino) computaram  e analisaram os resultados e fizeram os gráficos nas aulas de informática utilizando o Excel(programa de Planilhas Eletrônicas).  O 5º ano(Profª Divimary) orientou os alunos a prepararem seminários sobre os lugares (passeios) e apresentaram para as salas. A professora Miriam (Informática) passou vários  vídeos sobre o tema (cidadania, eleições de representantes de sala, Fábula da Corrupção, etc) e pesquisaram no site Plenarinho (https://plenarinho.leg.br/) conceitos e explicações e finalizaram os trabalhos utilizando os programas Word e Paint,  um trabalho que envolveu digitação, desenho, formatação, um caça palavras e cruzadinha. Finalmente, no dia 10 de outubro, os alunos puderam votar, efetivamente, numa Urna Eletrônica (Programa Apertaquem) e escolher o seu passeio preferido.
Sabina Escola Parque do Conhecimento  foi o vitorioso, com 84% dos votos (90).
inf 5º okIMG_2025 (640x480)
Veja as fotos, nos links abaixo: